quinta-feira, outubro 27, 2011

365 Dias de Cabelos Incríveis

Olá queridas(os), tudo bem?

Lí essa matéria na revista ELLE e não poderia deixar de compartilhar com vocês, pois o assunto é de interesse geral: cabelitchos!!!

São cuidados que devemos ter: diariamente, 1 vez por semana, a cada 15 dias, a cada 3 meses e 1 vez por ano!

Vamos conferir?!?


Diariamente

Acerte na escolha do xampu e do condicionador
Observe o pH das fórmulas, que deve variar entre 4.5 e 5.5. "Precisa ser ácido para manter o equilíbrio do couro cabeludo", explica o cabeleireiro Gustavo Máfio, de São Paulo. E não exagere na dose. "Espalhe nas mãos antes de aplicar nos fios e enxágue muito bem", explica o cabeleireiro Julio Crepaldi, de São Paulo.

Respeite o tempo da lavagem
A brasileira tem o hábito de lavar os fios todos os dias, principalmente quem mora em grandes cidades, como São Paulo, que sofre com o excesso de poluição. "O problema é que a raiz demora para secar e a sujeira pode grudar ainda mais nos fios úmidos. Por isso, recomendo o secador ou lavar em dias alternados", alerta o cabeleireiro Ricardo Moreno, do Rio de Janeiro.

Na hora de pentear, use bons acessórios
"Nos cabelos molhados, dê preferência aos pentes de madeira com dentes largos. O material neutraliza a eletricidade, evitando que o fio se quebre", avisa Julio. Antes de dormir, dê uma boa escovada para ativar a circulação e fortalecer a raiz. Prefira as escovas com cerdas naturais, que ajudam a manter os fios brilhantes.

Aposte nos leave-ins
Eles são os melhores aliados para hidratar os fios, protegê-los de agressores externos e ainda absorver o excesso de oleosidade. "Invista nos que contêm agentes emolientes e também em ceras em pó ou xampus secos para amenizar o aspecto oleoso, caso não dê tempo de lavá-los", diz Ricardo.




Uma vez por semana

Invista nos xampus antirresíduos
Escolha os que tenham fórmula adstringente, capazes de remover o acúmulo de poluição, cloro e produtos para pentear. "Enxágue bem e tire o excesso de água com a toalha, espremendo os fios para receber a máscara", destaca Julio.

Faça uma boa massagem na cabeça
Ao aplicar a máscara hidratante, reserve um tempo para massagear a cabeça e os fios com a ponta dos dedos, pressionando levemente. O segredo é deixar o produto bem diluído nos cabelos úmidos para facilitar os movimentos. Esse hábito vai ajudar a estimular a raiz, deixando os fios mais fortes e brilhantes.

Aplique uma máscara
Aposte na reconstrutora, principalmente se você faz luzes, alisamento ou usa chapinha e secador em excesso. "As máscaras agem profundamente e melhoram a condição do cabelo", conta Gustavo. Aplique o produto mecha a mecha, do topo da cabeça (longe da raiz) às pontas, e deixe agir por cerca de dez minutos.


A cada quinze dias ou uma vez por mês

Troque os produtos de cuidados diários
É necessário mudar seu xampu e condicionador a cada 30 dias para que o cabelo não se acostume com os ingredientes ativos. Diferentemente da pele, a fibra do fio não se renova a cada mês. Assim, são sempre as mesmas células que absorvem os elementos dos produtos. Se você tiver cabelo tingido, fino ou seco, por exemplo, a solução é alternar fórmulas adequadas a cada tipo de problema para aproveitá-las ao máximo.

Use prolongadores da cor
Nos intervalos dos retoques, aposte em xampus com pigmentos, sem amônia, que mantêm a cor por mais tempo e garantem o brilho. "As tinturas atuais não ressecam, mas é preciso usar produtos que formem uma película protetora, evitando o desbotamento", aconselha Gustavo.


A cada três meses

É hora do corte
Nesse período, é importante tirar as pontas danificadas. Também é o momento certo para fazer a manutenção do look, realçando o corte e garantindo a aparência de cabelo bem tratado. Mas atenção: quem usa tintura, abusa da química ou tem um corte bem curto precisa reduzir esse intervalo para dois meses.

Procure um tratamento intensivo no salão
Há situações em que só o trabalho de um profissional salva. Ele é capaz de diagnosticar e indicar o que seu cabelo realmente necessita. "Para hidratar, faça um tratamento à base de óleos essenciais e silicones. Se precisar reconstruir as fibras, indico produtos com proteínas e queratinas", exemplifica Julio.

Uma vez por ano

Mude o visual
"Fazer uma mudança radical, com um corte mais curto, por exemplo, vai dar mais vida aos fios e renovar seu rosto", observa Julio. E a época perfeita para isso é o inverno. Com a chegada do verão, porém, aproveite e invista numa manutenção e adapte o look para usar no calor. "É legal deixar os fios um pouco mais compridos, inclusive a franja, para facilitar na hora de prender", sugere Ricardo.

Faça um detox
O período pós-férias é o mais indicado para dar aquele trato geral. Porém os experts aconselham a fazer uma desintoxicação nos cabelos antes mesmo da exposição a sol, mar ou piscina. "Quem faz reflexos ou luzes deve deixar os cabelos descansarem dos descolorantes por, pelo menos, dois meses antes do verão", avisa Julio. "Assim, os fios têm um tempo para respirar e ficar com um aspecto mais natural", conclui Ricardo.

Blinde os fios para o verão
Um mês antes de embarcar para sua tão esperada viagem de férias, faça uma boa hidratação com produtos que contenham proteínas, minerais e vitaminas. "Serve como uma prevenção dos danos do verão que estão por vir", afirma Ricardo. "Só evite máscaras sob o sol porque elas não protegem os fios e podem potencializar os danos, deixando-os quebradiços", explica Julio.


Ótimas dicas, hein meninas?!?


PS: Já se inscreveram no super Sorteio Internacional Sigma? Corre aqui e boa sorte!

Bjokas e até o próximo post