terça-feira, outubro 04, 2011

"Outubro Rosa" contra o Câncer de Mama



Olá meninas, tudo bem com vocês?


O assunto de hoje é bem sério, o post ficou um pouco longo mas é de interesse geral. Vale a pena dedicar um tempinho e ler até o final!

Outubro é o mês mundial de conscientização sobre câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e permanece sendo o primeiro entre as mulheres.

No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. 

Tem cura em 95% dos casos que forem diagnosticados precocemente, como já aconteceu com muitas mulheres que enfrentaram esta doença e venceram a luta.

Estimativas para o ano de 2011 de número de casos novos de câncer, no Brasil, por região:


BRASIL
REGIÃO
ESTIMATIVA DE CASOS NOVOS - por região
MASCULINOFEMININOTOTAL
Norte 8.93010.19019.120
Nordeste 40.53048.82089.350
Centro-Oeste 14.96015.38030.340
Sul 52.09050.390102.480
Sudeste 119.730128.250247.980
TOTAL236.240253.030489.270

A Campanha “Outubro Rosa” é para conscientizar as pessoas de todo o mundo sobre a importância de se cuidar e fazer exames para descobrir a doença no seu estado inicial: quanto mais cedo maior a chance de cura completa. 


Homens, lembrem suas esposas, namoradas, mãe, amigas, sobre a importância do auto-exame de mama e a consulta com um médico.

Para mulheres com mais de 40 anos, é importante fazer mamografia todo ano!

O histórico familiar deve ser levado em conta, e se algum parente já teve câncer de mama ou de ovários na sua família, você deve começar a fazer exames preventivos 10 anos antes da idade que ele tinha ao descobrir o câncer.


Para mulheres jovens, a mamografia não é tão eficiente, porque a glândula mamária ainda é muito densa, atrapalhando a imagem. O que fazer então? Ultra-som das mamas todo ano, a partir dos 25!
O auto-exame:

Todo mês, sete dias a partir do primeiro dia da menstruação, é o momento de você mesma fazer esse exame. Se estiver na menopausa, marque um dia fixo para todos os meses:

  • De pé, em frente ao espelho, coloque o braço atrás da cabeça e toque as mamas com a ponta dos dedos, desde o mamilo até a axila;
  • Verifique se há dor ou se existem em seus seios caroços, nódulos, inchaços, mudanças de coloração ou, ainda, líquidos nos mamilos;
  • Depois, deite-se na cama, com o braço atrás da cabeça, e repita o mesmo processo.
Caso você perceba qualquer alteração, mínima que seja, ou tenha alguma dúvida, procure o mastologista ou seu ginecologista, um posto de saúde ou um ambulatório.



O auto-exame das mamas não deve substituir o exame clínico

O auto-exame continua sendo importante – mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são máximas.
O exame clínico deve ser realizado por profissional de saúde treinado para essa atividade. Entretanto, o exame das mamas pela própria mulher ajuda no conhecimento do corpo e deve estar contemplado nas ações de educação para a saúde.

Como é realizado o exame clínico da mama?
É a palpação da mama, das regiões axilares e das supraclaviculares, realizado por um profissional de saúde (médico ou enfermeiro) durante uma consulta. Nesse exame, poderão ser identificadas alterações na mama e caso necessário será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

O que é a mamografia?
A mamografia é um exame radiológico realizado em um aparelho de alta resolução que permite visualizar imagens tumorais e calcificações. Consiste em colocar a mama entre duas placas e emitir um raio-X. A radiação recebida pela paciente é pequena, não sendo prejudicial à saúde. A mamografia permite identificar lesões não-palpáveis e descobrir o câncer de mama quando o tumor ainda é bem pequeno.

Algumas dicas para se prevenir:
  • Não fume;
  • Controle seu peso;
  • Pratique atividades físicas, os exercícios previnem em qualquer idade;
  • Tenha uma boa alimentação, rica em verduras e frutas;
  • Amamente, a amamentação pode diminuir a incidência de Câncer de Mama em 30% das mulheres, mesmo naquelas em que o fator genético é muito forte

Fatores de Risco:
  • Idade e o histórico familiar;
  • Ingestão de álcool em excesso (o consumo em quantidade elevada aumenta o nível de estrógeno circulante, o que facilita o aparecimento de células cancerígenas);
  • Menarca precoce;
  • Menopausa tardia;
  • Ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos;
  • Nuliparidade (não ter filhos)

Características do câncer de mama:
O câncer de mama não dói. Ele é duro e indolor. Por isso, muitas vezes, as pessoas deixam de procurar um médico. Sente caroço, mas como não dói, acreditam que não é nada. O câncer de mama só dói quando o estágio já é bastante avançado. Por isso, fique atenta. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

SUS é obrigado por lei a fazer mamografia anual em mulheres acima de 40 anos
Com o advento da Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor a partir de 29 de abril de 2009, o SUS passa a ser obrigado a fazer ANUALMENTE exames de mamografia na mulher acima de 40 anos.

Ele não atinge só as mulheres

Estamos acostumados a associar o câncer de mama apenas às mulheres; no entanto, apesar de o número de homens atingidos pela doença ser bem inferior (apenas 1% de todos os casos), é bom ficar atento – principalmente aqueles que possuem histórico de câncer na família.


Então é isso meninas, vamos nos conscientizar e cuidar da nossa saúde.


Nos amamos e não queremos ficar doentes, não é mesmo?




E pras amigas blogueiras, peço que divulguem o assunto em seus blogs e coloquem o banner abaixo, seja em qualquer tamanho... Vamos lutar juntas?!?




E para os meninos blogueiros:



Bjokas e até o próximo post!